quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Trevas vermelhas

Sílvio Lanna

Nesta quarta-feira assistimos ao pedido de perdão protagonizado por Kaing Gueg Eav, oficial de modesta patente do governo do Kmer Vermelho que aterrizou o Camboja na segunda metade da década de setenta.

Difícil admitirmos o perdão pelas incontáveis torturas e 12.273 assassinatos que cometeu em nome do regime autoritário. O impressionante é que tais números acabam modestos em face da barbárie perpetrada pelo líder Pol Pot que, em apenas quatro anos - 1975 a 1979 - dizimou aproximadamente 2,5 milhões de cambojanos, cifra que correspondeu a vinte por cento da população total. É como se um regime decidisse exterminar toda a população do estado de São Paulo ou, alternativamente, todos os residentes em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

As mortes foram causadas por torturas, assassinatos em massa, fome e doenças causadas por profunda subnutrição. O Kmer Vermelho ainda eliminou conceitos que considerava atentatórios ao regime, como família, educação e religião. Profissionais liberais, comerciantes e intelectuais foram sumariamente executados, bibliotecas foram destruídas, o dinheiro abolido e as cidades esvaziadas, transferindo-seus habitantes para o campo. Um simples lápis encontrado na posse de um cambojano era motivo para seu fuzilamento. O governo ainda incentivava os filhos a delatarem os pais, que acabavam por serem fuzilados por qualquer motivo julgado ofensivo à nova ordem.

Em abril de 1998 Pol Pot retornou ao inferno, de onde jamais deveria ter saído.

São fatos ocorridos já há trinta anos em um país distante para nós. É necessário, entretanto, termos em mente que o ser humano é capaz de tudo o que possamos ou não imaginar e o conhecimento de tais barbáries deve funcionar de forma didática para o resto da humanidade.

Para quem se interessar mais pelo tema, indico o filme "Os Gritos do Silêncio", de 1984 (ainda disponível em locadoras). Ele trata do tema de forma pungente, sem se perder em inúteis melodramas ou histórias paralelas. Baseado em fatos reais, apresenta um painel bastante esclarecedor dos fatos ocorridos naquele momento negro da história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário