quinta-feira, 19 de abril de 2012

El hipócrita pequeño rey


O rei Juan Carlos I de Espanha é mais uma personalidade a justificar a máxima "faça o que digo mas não o que faço". O hipócrita reizinho que ao lado de outros monarcas é peça decorativa, vivendo inutilmente à custa de seu povo, dedica-se a frivolidades por falta de mais o que fazer.

O nobre é italiano (e não espanhol como se poderia imaginar) e preenche seus momentos de ócio caçando animais mundo afora. Já foi notícia por abater ursos na Romênia e diz-se que foi flagrado bêbado na Rússia portando armas de caça.

Agora Sua Majestade fraturou os quartos reais em uma caçada de elefantes na África. Se não fosse o incidente real talvez o mundo não ficasse sabendo de mais essa peripécia do enfastiado reizinho .

A hipocrisia do soberano espanhol não tem limites. Em 1994 recebeu o Prémio Felix Houphouet-Boigny para a Procura da Paz, concedido pela Unesco a personalidades e entidades que tenham se dedicado no combate à violência, concedido também a Nélson Mandela, Yasser Arafat e até mesmo ao presidente Lula. Além disto é ele presidente de honra da ONG WWF, uma das maiores e mais importantes entidades em defesa dos animais e do meio ambiente no mundo.

Nada disto, entretanto, constrangeu-o a gastar mais de vinte mil dólares do tesouro de seu país no abate de elefantes no continente africano. Descoberto (por acaso), pediu desculpas públicas e considera o caso encerrado. Simples assim.

A WWF (http://www.wwf.es/) já requereu audiência com a família real para tratar do assunto e pedir ao cínico monarca que peça sua exclusão dos quadros da entidade. (http://www.wwf.es/?21020/WWF-Espaa-pide-una-reunin-con-la-Casa-Real-por-el-caso-de-la-caza-de-elefantes-del-Rey-Juan-Carlos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário