quinta-feira, 1 de dezembro de 2016


A REFORMA PROTESTANTE

Terceira parte:
Dissidências e primeiros reformadores – Jan Huss

Jan (ou Johaness) Huss, tcheco de nascimento, era sacerdote da Igreja Católica e professor, como seu grande influenciador, grande influenciador John Wycliffe. Imaginava que a Igreja devia verdadeiramente seguir os passos de Cristo e não mirar-se pelos sacramentos e sacrifícios. Questionava a autoridade papal, que, a seu ver, havia suplantado a de Deus. Sua atuação remeteu-o à fogueira em julho de 1415.

Assim como seu mestre, Jan Huss antecipou muito do que mais tarde será expresso por Calvino e Lutero. Seus ensinamentos eram claramente pregados em seus sermões, quando afirmava que a verdadeira Igreja pertencia aos pobres, à semelhança das pregações e andanças de Cristo. 

À maneira de Wycliffe defendia a justiça social, combatendo a miséria reinante na população, submetida aos desmandos da nobreza. Teve grande projeção no mundo intelectual, sendo nomeado reitor da Universidade de Praga. 


Da mesma forma que seus antecessores, entretanto, sofreu a ira do Clero, que não se conformava com seu destaque social e muito menos com suas idéias. Acusado de heresia, foi excomungado em 1412. Intimado a renegar suas idéias recusou-se e, então, foi levado pela Igreja à fogueira em 1415.

Nenhum comentário:

Postar um comentário